A relação é mais estreita do que nós pobres mortais imaginamos, pelo menos é o que mostram as pesquisas mais recentes. E esse assunto será um dos temas abordados durante o Congresso da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), que inicia na quinta-feira (18/4) e encerra no sábado (20/4), no Hotel Transamerica, em São Paulo.  Essa palestra será ministrada pelo professor titular da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp, José Mário Abdalla.

O evento contará com a participação de palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais.

A obesidade é considerada uma epidemia mundial que afeta gravemente a saúde, causando ou agravando uma série de condições clínicas como a diabetes mellitus do tipo2, hipertensão arterial, dislipidemia, apneia do sono, entre outras.

Baseado em evidências científicas, o congresso abordará a obesidade como doença, bem como todas as suas complicações metabólicas. Aspectos práticos relativos ao tratamento com mudança de estilo de vida, farmacoterapia, cirurgia bariátrica e manejo das complicações metabólicas também estarão em pauta.