As unhas falam por você, sabia? Não me refiro àquelas perfeitas, esmaltadas e impecáveis. O que está em questão são as unhas amareladas, esbranquiçadas, encravadas, quebradiças, com irregularidades na superfície/estriadas.  Isso só para citar alguns casos.

Amareladas

 E não adianta esconder o problema esmaltando as unhas, como muita gente faz.  Ao adotar esse procedimento, a situação tende a piorar, segundo informou ao Blog de Ponta Cabeça o dermatologista Paulo José Filho, que atende na Clínica Salutem, em Porto Velho.

O médico explica que é preciso ficar atento em relação às unhas amareladas, pois pode ser resultado de alguma micose, alterações pulmonares, doença renal, excesso de betacaroteno ou de medicamentos, a exemplo de antibióticos.

Essa situação é proveniente ainda do uso ininterrupto do esmalte. “Faz-se necessário deixar as unhas respirarem antes de colocar outro esmalte. É preciso ainda que elas sejam hidratadas enquanto descansam”, declara o especialista.

Manchas brancas

Você costuma usar produtos de químicos (limpeza) sem proteção das mãos? Esse descuido, de acordo com o dermatologista, pode resultar em unhas esbranquiçadas ou com pequenas manchas brancas. A utilização de acetona constantemente também costuma ocasionar esse problema, assim como algum trauma causado por atritos.

“Mas não precisa fazer alarde, essas manchas geralmente saem com o passar do tempo. Porém, caso não desapareçam, o ideal é procurar um especialista para fazer uma avaliação”, destaca o dermatologista.

Estrias nas unhas!!??

Tá com unhas estriadas? Não fala para ninguém, mas isso é resultado da idade. Como assim, sou nova e tenho estrias nas unhas! Calma! Esse problema, segundo o dermatologista Paulo José, é causado também por falta de hidratação, de vitamina A, de proteína, e ainda de cálcio e zinco (nesse caso as unhas também podem ficar fracas).

“Como já citei anteriormente, é muito importante que as unhas sejam hidratadas, da mesma forma que fazemos com as demais áreas do corpo”, alerta o especialista.

Unhas do pé arredondadas? Jamais!

Por fim, outro campeão em causar desconforto em homens e mulheres (elas sofrem mais em virtude do tipo de calçado) são as unhas encravadas. Essa situação é causada por sapatos apertados, unhas cortadas de forma errada (com as pontas laterais arredondadas) ou muito curtas.

“Em todas as situações apresentadas, o ideal que a pessoa procure um especialista para fazer uma avaliação corretamente”, concluiu.

Emília Araújo – jornalista profissional