O açaí é altamente energético e nutritivo, segundo afirmou o médico nutrólogo Bruno Guimarães, da Clínica Salutem.  Sua alta concentração de gorduras de boa qualidade  faz com que esse alimento apresente um baixo índice glicêmico, ou seja, baixa velocidade de absorção de seus açúcares.

“Por isso, é uma excelente fonte de energia para períodos prolongados em que você fica sem alimentar-se”, observou.

De acordo com o médico, essa característica gordurosa do açaí também é perfeita em promover saciedade, sendo uma ótima opção para aqueles que querem perder peso, apesar de sua alta carga energética.

Açaí “bomba”

Porém, o nutrólogo alerta  que a maioria das polpas e açaís cremosos comercializados são adoçados com açúcares de  qualidade duvidosa, que prejudicam seriamente o organismo, como o xarope de milho invertido (ou xarope de alta frutose), usado na produção do xarope de guaraná.

Ainda segundo o especialista, para piorar ainda mais esse quadro, as pessoas têm o hábito de tomar o açaí junto com substâncias como leite condensado, leite em pó e xarope de framboesa, transformando o açaí em “bombas” para a saúde.

Açúcar de boa qualidade

“Se você quer otimizar a sua saúde, escolha sempre os produtos puros, adoçados com açúcares de boa qualidade (açúcar do coco), ou mesmo adoçantes não artificiais –  stevia, xilitol e talmatina”, orienta.