Sofia Grimaldi tem apenas quatro aninhos, mas já coleciona SEIS medalhas e pode se considerar uma veterana entre os coleguinhas da sua faixa etária. Com essa idade, como assim??? É que ela começou a praticar corrida quando ainda usava fraldas, com um aninho. Já participou, inclusive, da badalada Corrida do Fogo. No domingo, 30/9, ela integrava a equipe infantil que disputava a 3ª Corrida do Coração.

A corrida foi no Parque Circuito de Porto Velho, quando Sofia incluiu mais uma medalha para a sua coleção, enquanto os pais se mostravam orgulhosos do feito da pequenina. O pai e a tia também correm; a mãe pratica crossfit. “Nós a incentivamos, mas não forçamos, ela faz porque gosta mesmo”, declara Cibele Grimaldi.

Eduardo Sousa também levou os quatro netos para participarem da Corrida do Coração. Esta é a primeira vez deles, mas a empolgação dos menores (de dois e quatro anos) parecia de veteranos. “É uma atividade física que eles praticam de forma lúdica. É melhor do que ficar em casa em frente a uma televisão ou computador”, afirma o avô, todo coruja com os pequeninos. Os dois maiores têm oito e 12 anos.

Clara Isa, de oito anos, é uma peralta – gosta de correr, de basquete, de queimadas e de tudo mais que queime energia. Levada pela mãe, para ela tudo é uma diversão.

 

A Corrida do Coração, alusivo ao Dia Mundial do Coração, é realizada anualmente em todo o Brasil. Em Rondônia, ela ocorre na capital e em algumas cidades do interior.  A ação é promovida pela Sociedade Rondoniense de Cardiologia (Soceron), em parceria com a Inovefit. Participam adultos e crianças, porém em horários diferentes.

Para o presidente da Soceron, Daniel Mugrabi, o evento é uma forma de incentivar a população a criar o hábito de praticar atividade física diariamente para prevenir doenças, entre elas, a diabetes, pressão alta e a obesidade, que atualmente vem se tornando uma epidemia mundial. Incluir as crianças na Corrida do Coração, segundo ele, é uma forma de acostumá-las à prática esportiva desde cedo, evitando que se tornem adultos sedentários.

Veja a galeria de fotos