Artigo: Sua dor de cabeça pode estar relacionada a problemas de coluna

3
398

Dr. Alison Luis Zandonai*

Talvez você não saiba, mas dores de cabeça/enxaqueca podem estar relacionadas a problemas na coluna vertebral, assim como dores articulares, disfunções temporomandibulares (DTM), e em diversas outras regiões do corpo, como pés, dormência dos membros, formigamento e perda de força muscular. Isso sem falar na tradicional hérnia de disco e dores lombares.

Curta o Blog de Ponta Cabeça no FACEBOOK

Isto ocorre em virtude de parte do sistema nervoso central está protegido pela coluna vertebral, mais precisamente a medula espinhal. É por meio da medula que a maior parte dos impulsos nervosos chega e sai do cérebro. Ou seja, ele (sistema nervoso) é o responsável pelo controle das funções orgânicas para células, órgãos e demais tecidos do organismo.

Se a coluna vertebral apresenta algum tipo de lesão, ou disfunção por menor que seja, afetará o funcionamento do sistema nervoso, influenciando todo o organismo. Isso explica algumas das dores que normalmente as pessoas sentem, porem não as relacionam à coluna vertebral. Deixo claro que pode estar associado – a confirmação só será feita por meio de exames e avaliação clínica.

As lesões na coluna, cada dia mais comum, especialmente entre a população mais jovem, é resultado dos maus hábitos posturais praticados diariamente e que, ao longo do tempo, determinam futuro da sua coluna. É resultado também de transtornos emocionais, fatores genéticos, evolutivos, esforços repetitivos, traumas nos tecidos, podendo ser inclusive através de exercícios inadequados ou falta deles.

Simplificando, somos o resultado de nossos hábitos, da nossa genética e das emoções. Portanto, toda lesão, doença e disfunção estão caracterizadas pela forma que levamos a vida e as tendências biopsicossociais que são na maioria das vezes utilizadas de forma automatizada, ou seja, inconsciente. Quando, por fim, nos damos conta, a doença já está instalada.

*Dr. Alison Luis Zandonai, fisioterapeuta, diretor da ITC Vertebral/Porto Velho, especialista em coluna há mais de 06 anos pela Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna. ITC Vertebral:(69) 3224-3234/9.9236-4728.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 4 =