“A maioria dos especialistas orienta as pessoas a ingerirem frutas e legumes para manter o peso, mas não especifica quais delas são melhores para o controle/prevenção da obesidade”.

Estudo confirma que a ingestão de frutas e vegetais ricos em flavonoides ajuda os adultos a reduzirem  o ganho de peso à medida que envelhecem. Essa substância age também  como excelente antioxidante no organismo, além de ser anti-inflamatório.  A maioria das plantas possui diferentes flavonoides em concentrações variadas. Sua função no vegetal é de proteção.

Curta a nossa página no Facebook

A pesquisa foi desenvolvida pelo Harvard T.H. Chan School of Public Health, de Boston. O trabalho durou 31 anos e envolveu 124 mil pessoas. O levantamento comprova  que o aumento da ingestão de frutas como maçãs, morangos e uvas está  associado com um menor ganho de peso.

O objetivo desse trabalho  foi determinar quais as frutas e legumes  eram melhores para a manutenção do peso. “A maioria dos especialistas orienta as pessoas a ingerirem frutas e legumes para manter o peso, mas não especificam quais delas são melhores para controle/prevenção da obesidade”, relata.

A equipe  excluiu do estudo as  pessoas que apresentavam doenças crônicas e aquelas que já eram obesas quando o levantamento foi iniciado. As mulheres que engravidaram durante o processo foram liberadas do acompanhamento até o final da gestação.

Ao longo dos 31 anos, metade dos participantes consumia  de 224 miligramas a 247 miligramas de flavonoides por dia, o que resultou em menos peso. Eles eram acompanhados diariamente.

O levantamento levou em conta diversos fatores que poderiam influenciar diretamente no peso, incluindo idade, sexo, exercício físico, tabagismo, álcool, cafeína, sono e o sedentarismo.

Foram contabilizados ainda os que consumiam sucos, alimentos fritos,  grãos, produtos com baixo teor de gordura, produtos lácteos, refrigerantes, carnes processadas e não processadas, gorduras trans e frutos do mar.

Casca

Para obter os benefícios dos flavonoides, os alimentos não devem ser armazenados por muito tempo para não perder essa propriedade. Como a sua função é proteção do vegetal, a  maior concentração encontra-se na casca, porém é preciso lavar bem.

Se possível, dê preferência a produtos orgânicos  confiáveis por serem livres de agrotóxicos.  Os produtos também não podem ser cozidos por muito tempo, e deve-se optar pelo cozimento ao vapor ou  ingeri-los crus ( o mais indicado).

Onde encontrar

Soja, feijão, vagem, pistache, grão-de-bico, branco, nozes,lentilha, feijão preto e castanha de caju.

Brócolis, aipo, Tomate, pimentão, rabanete, cebola, quiabo, vagem e pimenta.

Vinho tinto, chás de todos os tipos, sucos de fruta natural e suco de uva integral

Romã, abacate, uva, laranja, caqui, cranberry, berinjela, amora, uvas, pêssego, ameixa, damasco, maçã.

Dr. Bruno Guimarães – Nutrólogo