No consultório e na academia ouço muitos questionamentos e afirmações sobre as conhecidas dietas da moda que promovem um rápido emagrecimento. É dieta low carb, HCG, Dukan, shakes, vegana, detox, da lua, da maçã, entre várias outras.

Você consegue diminuir peso com dietas restritivas? Não há duvidas que sim, mas normalmente esse peso diminuído não é somente gordura, boa parte é massa muscular. Se a perda de peso acontece de forma drástica a Taxa Metabólica Basal também diminui.

As pessoas que querem emagrecer devem tomar alguns cuidados ao optarem por restringir sua alimentação sem a devida orientação. Pois, as dietas restritivas além de reduzirem as calorias, também restringem a ingestão de nutrientes necessários para que as reações metabólicas aconteçam desempenhado um bom papel fisiológico numa reconstrução celular óssea, muscular, cutânea, neural, etc.

A Taxa Metabólica Basal é a energia que o corpo precisa para manter as atividades corporais necessárias para viver com saúde, tais como: respiração, circulação, produção e secreção hormonal, etc.

Assim, o mais importante é manter sua taxa metabólica ou de preferência aumentá-la com estímulos neuro-musculares e/ou melhorar sua capacidade respiratória com diferentes atividades físicas – musculação, personal fight, cross fit, treinamento funcional, tênis, natação, uma dança, qualquer atividade que te faça feliz. Se não encontrar a felicidade em nenhuma delas, então faça assim mesmo, pois é necessário praticar algum exercício físico.

Autora: Andréa Cavalcante Lima/ Stúdio Life Coach

Personal Trainer e Nutricionista CRN7-3507 CREF 0026/G